Mundo

Apagão cibernético causa caos em voos e serviços bancários pelo mundo

Problemas em sistemas Windows da CrowdStrike afetam empresas aéreas, bancos e serviços de saúde em diversos países. Microsoft garante que falha foi solucionada.

Na sexta-feira (19), um apagão cibernético resultou em atrasos e cancelamentos de voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do globo. A falha foi atribuída a sistemas que utilizam Windows da empresa de segurança digital CrowdStrike.

Embora a Microsoft tenha informado que o problema foi resolvido, ainda podem ocorrer alguns transtornos. Não há evidências de que o apagão tenha sido causado por um ataque hacker.

Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas – American Airlines, United e Delta – suspenderam todas as operações. Mais de 1.400 voos foram cancelados e outros 4.000 sofreram atrasos, conforme dados do site FlightAware.

Origem do apagão

O problema teve origem na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. O CEO da empresa pediu desculpas em entrevista à rede NBC.

A CrowdStrike, em comunicado, afirmou estar ciente das falhas no sensor “Falcon” do sistema operacional Windows. A empresa é conhecida por fornecer serviços de cibersegurança para grandes corporações, com o objetivo de identificar e corrigir vulnerabilidades em sistemas digitais.

No Brasil, o Aeroporto de Viracopos relatou que o apagão afetou os sistemas da Azul Linhas Aéreas, responsável por grande parte dos voos no terminal. Outros aeroportos e companhias aéreas do país disseram não enfrentar problemas significativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *