Minas Gerais

Desabastecimento de água em Barbacena leva à suspensão de serviços municipais não prioritários

Caminhão-tanque explodiu e contaminou Rio das Mortes, causando interrupção no abastecimento de água na cidade

A Prefeitura de Barbacena anunciou o cancelamento temporário do atendimento de serviços municipais não prioritários e das aulas em algumas escolas municipais devido ao desabastecimento de água na cidade. A situação teve início na última quinta-feira (11 de maio) após um caminhão-tanque explodir, resultando no vazamento de diesel no Rio das Mortes.

Diante desse cenário, a Advocacia Geral do Município informou que tomou medidas legais contra a empresa RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, responsável pelo veículo, devido à falta de suporte oferecido pela mesma.

A fim de solucionar a questão, foi determinado que a empresa arque com todos os custos para a realização das análises da água, além de uma multa diária de R$ 140 mil por cada dia de descumprimento. A empresa não se pronunciou publicamente.

Conforme anunciado pelo Executivo municipal, o atendimento ao público na Prefeitura, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nova Cidade e as atividades em determinadas escolas serão temporariamente interrompidas. As escolas afetadas são: E. M. José Felipe Sad, E. M. Inês Piacesi, E. M. Lia Salgado, E. M. Professora Yayá Moreira, E. M. Padre Sinfrônio de Castro, E. M. Sebastião Francisco do Vale e E. M. Lions.

No entanto, os serviços de saúde, coleta e limpeza urbana, o Cras São Pedro e outras escolas municipais localizadas em regiões abastecidas pela Copasa continuarão funcionando normalmente, de acordo com a Administração Municipal.

Em relação ao abastecimento de água, este permanecerá interrompido até que a segurança para a retomada da captação seja restabelecida, conforme informado pela Prefeitura.
No momento, há pelo menos quatro caminhões-pipa em operação para abastecer hospitais, asilos, forças de segurança, além de outros órgãos ou serviços essenciais para o funcionamento do município.

Pessoas em vulnerabilidade clínica

Algumas pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade clínica, como pacientes acamados, ostomizados e em tratamento quimioterápico, serão consideradas prioritárias, mas devem comprovar sua condição previamente para receberem água.

Para atendimento prioritário, foi disponibilizado um número de telefone exclusivo: (32) 98817-2277. O Serviço de Água e Saneamento (SAS) também pode ser contatado pelos números (32) 3339-6800, 195, e pelo Whatsapp (32) 8867-2119.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *