Decisão do TJMG mantém condenação por falha na comunicação do óbito em hospital da Zona da Mata

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação da Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, pela demora de 16 horas para comunicar às filhas o falecimento da mãe. A decisão determina o pagamento de indenização por danos morais no valor total de R$ 20 mil.

Família só soube da morte à tarde; óbito ocorreu de madrugada

De acordo com o processo, a paciente foi internada no Hospital do Câncer da fundação em 24 de junho de 2020, com neoplasia hematopoiética maligna, um tipo de câncer no sangue. Posteriormente, em 5 de julho, foi diagnosticada com Covid-19 e, após agravamento do quadro clínico, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 23 de julho.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

A morte foi registrada no dia 28 de julho, à 1h20 da madrugada. No entanto, as filhas afirmaram que só foram avisadas às 17h do mesmo dia. A diferença de 16 horas entre o óbito e a comunicação oficial foi considerada excessiva e injustificada pela Justiça.

Hospital não comprovou tentativas de contato com familiares

Na defesa, a instituição afirmou ter tentado entrar em contato com os familiares logo após o falecimento, mas sem sucesso. Contudo, a juíza Alinne Arquette Leite Novais, da Comarca de Muriaé, destacou que não houve provas das supostas tentativas.

A magistrada concluiu que houve falha na prestação do serviço, comprometendo o direito das filhas de serem informadas em tempo razoável sobre a morte da mãe. Por isso, a fundação foi condenada a pagar R$ 10 mil para cada filha, por dano moral.

Mesmo após apelação, o TJMG decidiu manter a sentença de primeira instância, considerando a omissão como causa suficiente para responsabilizar o hospital civilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock