Desorganização e baixa oferta de doses provocam frustração em quem mais precisa da imunização

A campanha de vacinação contra a gripe começou em Juiz de Fora no dia 7 de abril e, em menos de 48 horas, já enfrenta problemas. Idosos têm relatado dificuldades para encontrar a vacina, com unidades de saúde sem doses e informações desencontradas.

Idosos se deslocam e voltam sem vacina

Logo no segundo dia de campanha, uma senhora de 97 anos foi levada à UBS do bairro São Pedro, mas não havia vacina contra a gripe disponível. A família foi orientada a procurar a imunização no campus da UFJF no dia seguinte. “É inadmissível que falte vacina para idosos logo no início da campanha”, protestou um familiar, que preferiu não se identificar.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, a UBS do São Pedro está em reforma, e a vacinação no bairro está sendo feita nas proximidades do bicicletário da UFJF. No entanto, a falta de divulgação clara sobre os pontos de vacinação tem gerado desinformação e deslocamentos desnecessários da população mais vulnerável.

Serviço de saúde do idoso não oferece imunização

A reportagem esteve no Serviço de Saúde do Idoso, referência para pessoas com 60 anos ou mais. Lá, não há aplicação da vacina contra gripe. “É um serviço voltado ao idoso, mas não oferece a vacina. Isso não faz sentido”, disse uma usuária que não quis se identificar.

O aposentado Paulo Roberto Coelho também ficou frustrado. “Vim tomar a vacina e fui informado de que aqui não tem. Além disso, os demais serviços pioraram depois da mudança de endereço. Não dá para entender”, desabafou.

Campanha sofre com baixa oferta e falta de planejamento

Na manhã da quarta-feira (9), a UBS Centro Sul também não tinha mais doses disponíveis. Segundo a Prefeitura, as 18 mil vacinas enviadas pelo Estado já se esgotaram, restando apenas pequenas quantidades em algumas UBSs — sem divulgação de quais.

A Secretaria de Saúde aguarda nova remessa para esta quinta-feira (10), mas a falta de planejamento e transparência na campanha tem causado revolta entre os usuários e sobrecarregado os serviços básicos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock