Juiz de Fora

Caixa Econômica cancela leilão de imóveis em bairros da região sudeste de Juiz de Fora

Representantes da Prefeitura, Caixa Econômica e moradores participaram de audiência pública sobre o assunto.

Moradores da Zona Sudeste de Juiz de Fora, nos bairros JK, Parque da Lua e Jardim Burnier e representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, da Caixa Econômica Federal, da Procuradoria Geral do Município se reuniram nesta quinta-feira (18) em uma audiência pública para abordar a questão da regularização dos imóveis ocupados no Loteamento Fundação Casa.

Diversas residências vinham sendo anunciadas em leilão organizado pela Caixa, gerando um impasse que motivou o encontro. Segundo Luiz Gonzaga Guedes Júnior, superintendente do banco estatal, em uma reunião no início da semana ficou acordado que os terrenos deixariam imediatamente de ser leiloados.

Fabrício Zanoli, presidente da Emcasa, informou que assim que o impasse for resolvido, será possível dar início ao processo de regularização fundiária. “Os lotes já estão identificados. Será necessário realizar uma conferência para verificar os lotes e seus proprietários”, explicou.

O desentendimento teve início no final da década de 1980, quando foram iniciados os processos de regularização das áreas remanescentes do loteamento, que eram de propriedade da antiga Serphau, loteadora, e posteriormente incorporadas ao patrimônio da Caixa.

Em 2006, a Caixa efetuou a doação dos loteamentos para a Prefeitura. Contudo, devido a entraves burocráticos entre a direção local da instituição estatal e o Executivo municipal, os trâmites não foram finalizados, resultando na caducidade do processo de doação.

Devido à propriedade dos terrenos pertencer à Caixa, algumas áreas foram colocadas em leilão em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *