Reajuste de 7,95% começou a valer nesta quinta-feira e atinge todos os consumidores da cidade

O morador de Juiz de Fora começou junho com uma notícia indigesta: a conta de água e esgoto sofreu um reajuste de 7,95%, índice superior ao aumento aplicado no ano passado, que foi de 5,54%. A nova tarifa entrou em vigor nesta quinta-feira, 1º de junho, e atinge todos os consumidores, sem distinção de categoria ou faixa de consumo.

Segundo a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), o reajuste foi necessário para manter o equilíbrio financeiro da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Cesama justifica aumento e garante manutenção da cobrança de esgoto

Mesmo com o novo índice, os percentuais aplicados ao serviço de esgotamento sanitário continuam os mesmos. Isso significa que os usuários seguirão pagando o valor proporcional à tarifa de água, sem acréscimos específicos nesse serviço.

Ainda assim, a alta de quase 8% no valor geral da conta já causa preocupação entre moradores. O impacto deve ser sentido principalmente pelas famílias de baixa renda, que não têm margem no orçamento para absorver esse tipo de aumento.

A falta de políticas públicas para amortecer os reajustes tarifários levanta discussões sobre a necessidade de maior transparência nas decisões e alternativas de compensação aos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO