Autoridades reforçam importância da vacinação de animais para evitar novos casos da doença

Casos ocorreram na zona urbana e foram confirmados por exames em BH

Três bovinos morreram com diagnóstico confirmado de raiva entre o fim de maio e o início de junho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Os casos ocorreram em áreas urbanas da cidade e foram confirmados por exames realizados no Laboratório de Saúde Animal, em Belo Horizonte.

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a doença foi transmitida por morcegos hematófagos, conhecidos popularmente como morcegos-vampiros. Técnicos do órgão identificaram uma colônia de fêmeas da espécie abrigada em uma lareira próxima ao local onde os animais estavam.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Morcegos-vampiros são vetores do vírus da raiva

Durante o mês de julho, os fiscais capturaram 14 morcegos na região e aplicaram neles uma pasta vampiricida para conter a proliferação. A saliva desses morcegos é o principal meio de transmissão do vírus da raiva, especialmente para animais de grande porte que não tenham sido vacinados, como bois e cavalos.

Por segurança, a localização exata dos casos não foi divulgada. Em nota, a Prefeitura informou que vacinou cães e gatos num raio de 500 metros, monitorou pessoas que tiveram contato com os bovinos e orientou os moradores da região.

Animais não vacinados estão em risco, alerta o IMA

Um dos bezerros mortos estava sob os cuidados do caseiro Edson Luiz Ribeiro, que notou o comportamento estranho do animal. O bezerro não se alimentava, não mamava e morreu em apenas quatro dias. Ele não havia sido vacinado. Após o episódio, o próprio caseiro e os outros animais do local foram imunizados.

Em uma propriedade vizinha, outros três bovinos também apresentaram sintomas da doença. Em dois deles, o diagnóstico de raiva foi confirmado.

Apesar da gravidade dos casos, o IMA descartou a existência de surto. Segundo o fiscal Luciano Puga, episódios esporádicos de raiva são comuns na região da Zona da Mata, devido à presença dos morcegos-vampiros e à circulação do vírus. Por isso, a vacinação preventiva e o controle da população desses morcegos continuam sendo fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO