Ação policial desarticula grupo criminoso com ligação a facção do Rio de Janeiro
Seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido em Juiz de Fora e Matias Barbosa durante a Operação Xangai, realizada nesta quinta-feira (12). A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-JF), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas na região.
De acordo com o Ministério Público (MP), o grupo mantinha ligação com uma facção criminosa do Rio de Janeiro e operava em áreas públicas, com vendas de entorpecentes realizadas de forma ostensiva, inclusive durante o dia. Essa prática colocava moradores em risco, devido ao uso de armas de fogo e atos de violência para controlar o território.
Mandados e apreensões
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 12 de sequestro de veículos. Entre os itens apreendidos estavam armas de fogo, drogas preparadas para comercialização, dinheiro, veículos e diversos dispositivos eletrônicos que serão analisados como provas.
A operação contou com a participação de diferentes forças de segurança, incluindo o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.
Presença de crianças e violência
O MP destacou que a atuação do grupo ocorria frequentemente na presença de crianças e adolescentes, em espaços públicos, contribuindo para a exposição da comunidade ao perigo. Segundo os promotores, a violência empregada pelos criminosos garantia o controle da área e o pagamento pelas drogas comercializadas.
Origem do nome Xangai
O nome da operação faz referência à antiga composição férrea que conectava Juiz de Fora a Matias Barbosa, simbolizando, de acordo com o MP, a integração criminosa entre os dois municípios.