Projeto inicia com 36 quilômetros, conectando Três Rios, Sapucaia (RJ) e Chiador (MG). Liberação da operação pela ANTT é aguardada.

Foi dado um passo decisivo para o início das operações do Trem Turístico Rio-Minas. O Contrato Operacional Específico (COE) da linha férrea foi formalizado nesta quarta-feira (11), em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes.

O projeto, que busca interligar Minas Gerais e Rio de Janeiro por meio de transporte ferroviário, teve a autorização inicial concedida para o primeiro módulo, com extensão de 36 quilômetros. Este trecho conectará Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, ao município de Chiador, localizado na Zona da Mata mineira.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

A cerimônia contou com a presença de representantes do Ministério dos Transportes, como o secretário executivo George Santoro e o secretário Nacional de Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro, além da presidente da Oscip Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento. Prefeitos de municípios beneficiados e membros da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) também participaram.

Cyntia destacou o próximo passo necessário para a operação. “Agora, vamos protocolar junto à ANTT o pedido para sermos reconhecidos como operador ferroviário. Eles têm até 30 dias para avaliar. Após a aprovação, o trem será deslocado para Três Rios, e então teremos uma previsão para o início das viagens”, explicou.

Apoio financeiro e impacto do projeto

Com um aporte financeiro de R$ 36 milhões pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o empreendimento inclui a recuperação da linha férrea e o transporte de ativos para execução do projeto. Parte das ações de revitalização também conta com uma campanha de arrecadação promovida pela Oscip Amigos do Trem, entidade independente que gerencia o projeto.

A iniciativa, idealizada em 2016 por Paulo Henrique do Nascimento, falecido em 2018, possui um itinerário planejado de 168 quilômetros. O trajeto completo deverá incluir cidades como Cataguases, Leopoldina, Além Paraíba, e Volta Redonda.

No futuro, o trem turístico contará com 15 vagões de passageiros, capazes de transportar até 837 pessoas por viagem, oferecendo uma alternativa de lazer e cultura para a população local e turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO