Descoberta reforça trecho bíblico e aponta existência de jardim com oliveiras e videiras há dois mil anos

Pesquisadores encontraram evidências arqueológicas que podem transformar a compreensão sobre o local onde Jesus Cristo teria sido sepultado. Um jardim antigo, com oliveiras e videiras, foi identificado sob a fundação da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, local venerado por milhões de fiéis como o túmulo de Jesus.

A análise foi conduzida por arqueólogos da Universidade Sapienza, de Roma, que estudaram restos de plantas preservadas sob o piso da igreja. Os materiais encontrados foram datados da era pré-cristã, período compatível com o da crucificação e sepultamento de Jesus, estimado entre os anos 33 e 37 d.C.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Evangelho de João descreve jardim no local do sepultamento

A descoberta reforça o relato do Evangelho de João, que afirma: “No lugar onde ele foi crucificado, havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo”. Segundo a arqueóloga-chefe Francesca Romana Stasolla, foram identificadas áreas de cultivo entre o Calvário e o suposto túmulo, o que dá suporte material ao texto bíblico.

A escavação foi iniciada durante reformas na igreja, em 2022, e revelou uma área de uso agrícola sobre uma antiga pedreira da Idade do Ferro, posteriormente transformada em cemitério com tumbas esculpidas em rochas.

Objetos como cerâmicas e lâmpadas também foram recuperados, todos datando de períodos anteriores ao surgimento do cristianismo.

Nova fase de estudos pode revelar mais segredos do passado

Além das estruturas agrícolas, a equipe também encontrou uma base circular de mármore sob o santuário principal, onde estaria localizada a tumba de Jesus. O material será submetido a testes para determinar sua origem e idade exata.

Construída no século IV, a Igreja do Santo Sepulcro foi erguida por ordem do imperador Constantino I sobre um antigo templo romano. Na ocasião, descobriu-se o túmulo que se acredita ser o de Cristo.

A descoberta arqueológica reacende o debate entre estudiosos sobre a localização exata do sepultamento de Jesus, dividindo opiniões entre o Santo Sepulcro e o chamado Túmulo do Jardim.

Com cerca de quatro milhões de visitantes por ano, a igreja continua sendo um dos pontos mais sagrados da fé cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock