Aeronave brasileira Embraer fez pouso forçado próximo à cidade de Aktau; acidente deixou 38 mortos e 29 feridos

Um avião Embraer 190 caiu nesta quarta-feira (25) no Cazaquistão após sofrer interferências no sistema de GPS e oscilar de altitude por 74 minutos, de acordo com informações do site de monitoramento Flightradar24. A aeronave, que transportava 67 pessoas, partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, mas foi forçada a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade cazaque de Aktau, aproximadamente 434 km do destino final.

O acidente resultou em 38 vítimas fatais e 29 sobreviventes, segundo informações divulgadas pelo vice-primeiro-ministro cazaque Qanat Bozymbaev. Autoridades locais e internacionais estão investigando o caso, sendo que uma comissão governamental foi destacada para o local a fim de prestar assistência às famílias das vítimas e dos feridos.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Relato do acidente

Segundo o órgão de aviação russo, dados preliminares apontam que o piloto realizou o pouso de emergência após uma suposta colisão com um pássaro. Imagens capturadas por testemunhas mostram a aeronave em chamas antes de atingir o solo. O incêndio foi controlado pelos bombeiros, e os feridos foram encaminhados a hospitais na região.

Entre as pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco faziam parte da tripulação. Os ocupantes incluíam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. Sobreviventes relataram ter escapado por uma parte da fuselagem que permaneceu intacta após o impacto.

Condolências e reações internacionais

O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou condolências ao seu homólogo azeri, Ilham Aliyev, pelas perdas causadas pelo acidente. Em um comunicado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que Putin destacou sua solidariedade às famílias das vítimas e desejou pronta recuperação aos sobreviventes.

Enquanto isso, o Cazaquistão reforçou sua disposição de cooperar com o Azerbaijão na investigação do acidente, que envolve uma aeronave fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

O caso permanece sob apuração, com autoridades analisando todas as circunstâncias que contribuíram para a tragédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock