Decisão não impede consumo natural da planta, mas restringe suplementos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (3), a proibição de todos os suplementos alimentares que contêm ora-pro-nóbis. A justificativa é que a planta, cientificamente chamada de pereskia aculeata, não tem autorização para uso como ingrediente nesses produtos.

Falta de comprovação científica motivou proibição

Para que um componente seja liberado como suplemento, é necessário que haja estudos que comprovem sua segurança e eficácia. Segundo a Anvisa, as empresas que desejam comercializar produtos com ora-pro-nóbis precisariam apresentar evidências científicas de que a planta oferece benefícios nutricionais relevantes ao organismo humano.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Os suplementos alimentares são voltados para indivíduos saudáveis e não podem ser promovidos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Essa regulação busca evitar alegacões enganosas e garantir que os consumidores não sejam induzidos ao erro.

Consumo in natura continua permitido

A proibição da Anvisa não afeta a venda ou o consumo da planta em sua forma natural. Muito popular na culinária de Goiás e Minas Gerais, a ora-pro-nóbis é amplamente utilizada em receitas tradicionais e segue disponível para quem deseja incluí-la na alimentação do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO