Doença viral afeta crianças pequenas e leva escolas a interromper atividades para conter contágio

Belo Horizonte registrou quatro surtos da síndrome mão-pé-boca (SMPB) em 2024 e 2025, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A doença, altamente contagiosa, afeta principalmente crianças entre 1 e 5 anos, provocando febre, aftas na boca e erupções nas mãos e nos pés.

Na região metropolitana, os casos também levaram Contagem e Raposos a suspenderem temporariamente as aulas. Em Contagem, três surtos em escolas infantis resultaram em mais de 20 crianças e três monitores infectados. As atividades foram interrompidas antes do carnaval e retomadas recentemente. Para orientar os profissionais da rede municipal, uma palestra está marcada para o dia 10 de março, abordando sintomas, prevenção e protocolos de afastamento.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Em Raposos, as escolas municipais e creches estão fechadas desde o dia 28 de fevereiro para desinfecção dos espaços. A reabertura está prevista para 10 de março. A prefeitura afirmou que a medida visa conter a disseminação do vírus e garantir a segurança das crianças e profissionais da educação.

A SES-MG destacou que os surtos registrados neste período se concentram apenas na capital mineira. A doença é de notificação compulsória apenas em casos de surto, o que significa que casos isolados não são contabilizados oficialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO