Brasil

Rede Globo é condenada na Justiça por divulgar ‘fake news’

Maior produtora de conteúdo jornalístico do país, a emissora têm sido confrontada constantemente a internet  por divulgar e propagar informações falsas

A Rede Globo foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar um comerciante por ter criado uma fake news sobre ele e sua empresa e ter divulgado esta notícia falsa no Bom Dia São Paulo, um dos telejornais locais da Globo com maior audiência em todo o país.

O fato ocorreu em 2016, quando o termo fake news ainda era pouco usado no Brasil. Na ocasião, a Globo transmitiu uma reportagem em que acusou o comerciante de atirar em um motorista que, supostamente, disputava um racha e que acabou colidindo contra sua loja.

A falsa reportagem da Rede Globo prejudicou o negócio do empresário, bem sua via pessoal. Alguns amigos e parentes se afastaram e os clientes da loja também diminuíram depois que a reportagem foi exibida.

Ele, contudo, sequer se encontrava no estabelecimento no momento em que os supostos tiros foram disparados. Como ficou provado na justiça, no momento em que ocorreu o fato narrado pela reportagem do Bom dia São Paulo, o comerciante estava em outro local jogando futebol com amigos.

A emissora, contudo, apresentou uma segunda versão na justiça, dando o “crédito” (ou descrédito) do disparos a outra pessoa. Mas, tendo já o estrago sido feito, o juiz Cláudio Salvetti D’Angelo, da 3ª Vara Cível de Santo Amaro, condenou a emissora a pagar R$ 15 mil de indenização à vítima da fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *