Consórcio Nova Estrada Real assume trecho por 30 anos com promessa de R$ 9 bi em obras e novo pedágio.

O futuro da rodovia BR-040, no importante trecho que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ), foi decidido nesta quarta-feira (30) em um leilão realizado na B3, em São Paulo. O vencedor foi o Consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap, Copasa e OHL Concesiones. O grupo será responsável pela administração da estrada pelos próximos 30 anos, substituindo a antiga operadora, Concer. A expectativa é de melhorias significativas para os motoristas que utilizam a via diariamente.

O critério decisivo para a vitória no leilão foi a oferta de maior desconto na tarifa de pedágio, com o consórcio propondo uma redução de 14%. Estão previstos investimentos de quase R$ 9 bilhões ao longo do contrato. Esses recursos serão aplicados na recuperação, manutenção e ampliação dos 218,9 km concedidos, que abrangem também um trecho da BR-495 em Petrópolis e passam por diversas cidades mineiras e fluminenses.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Melhorias incluem duplicação, ciclovias e conclusão da Nova Subida da Serra

Entre as obras planejadas estão mais de 114 km de duplicações, ciclovias, novas passarelas, túneis e a aguardada finalização da Nova Subida da Serra de Petrópolis, paralisada desde 2016. Outra mudança importante será a transferência da praça de pedágio de Simão Pereira (MG) para Levy Gasparian (RJ). A assinatura do contrato de concessão deve ocorrer até agosto, com a nova administradora assumindo a operação logo em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *