Reajuste de 7,95% começou a valer nesta quinta-feira e atinge todos os consumidores da cidade
O morador de Juiz de Fora começou junho com uma notícia indigesta: a conta de água e esgoto sofreu um reajuste de 7,95%, índice superior ao aumento aplicado no ano passado, que foi de 5,54%. A nova tarifa entrou em vigor nesta quinta-feira, 1º de junho, e atinge todos os consumidores, sem distinção de categoria ou faixa de consumo.
Segundo a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), o reajuste foi necessário para manter o equilíbrio financeiro da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.
Cesama justifica aumento e garante manutenção da cobrança de esgoto
Mesmo com o novo índice, os percentuais aplicados ao serviço de esgotamento sanitário continuam os mesmos. Isso significa que os usuários seguirão pagando o valor proporcional à tarifa de água, sem acréscimos específicos nesse serviço.
Ainda assim, a alta de quase 8% no valor geral da conta já causa preocupação entre moradores. O impacto deve ser sentido principalmente pelas famílias de baixa renda, que não têm margem no orçamento para absorver esse tipo de aumento.
A falta de políticas públicas para amortecer os reajustes tarifários levanta discussões sobre a necessidade de maior transparência nas decisões e alternativas de compensação aos consumidores.