Ex-presidente brasileira continuará por mais cinco anos à frente da instituição financeira internacional

A ex-presidente Dilma Rousseff teve seu mandato renovado como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics. A decisão foi confirmada por Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, após a aprovação da Rússia.

Dilma assumiu o cargo em março de 2023, sucedendo Marcos Troyjo, indicado durante o governo de Jair Bolsonaro. Sua recondução foi antecipada no final do ano passado pelo presidente russo, Vladimir Putin, como estratégia para minimizar os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia na gestão do banco.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Criado pelos países-membros do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, o NDB adota um sistema de rodízio para a presidência, com mandatos de cinco anos. A próxima indicação caberia à Rússia, mas Putin optou por manter Dilma no comando. Segundo o líder russo, essa decisão visa evitar que a presidência recaia sobre um país envolvido em sanções econômicas internacionais.

A gestão de Dilma Rousseff no Brasil ficou marcada por uma grave crise econômica, considerada a pior desde Fernando Collor. Agora, à frente do banco internacional, sua atuação continuará sob os olhares atentos do mercado financeiro e dos países-membros do Brics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock