Dia Mundial das Doenças Raras destaca a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento especializado

As doenças raras atingem cerca de 13 milhões de brasileiros, com a maioria dos casos diagnosticados ainda na infância. Muitas dessas condições apresentam alto índice de mortalidade antes dos cinco anos, tornando essencial o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta 1,3 a cada 2 mil nascidos vivos. No mundo, já foram catalogados cerca de 7 mil tipos diferentes, sendo que 80% têm origem genética. O restante decorre de causas infecciosas, virais ou degenerativas.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

O Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, busca ampliar a conscientização e incentivar políticas públicas que melhorem o acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado.

Diagnóstico precoce pode salvar vidas

A identificação rápida dessas doenças é um desafio. Segundo o médico geneticista Salmo Raskin, diretor científico da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), “três em cada quatro pessoas afetadas são crianças, muitas delas diagnosticadas tardiamente, o que compromete o tratamento e a qualidade de vida”.

Os avanços da medicina têm permitido terapias que melhoram significativamente o prognóstico dos pacientes. “O acompanhamento contínuo é essencial para evitar complicações e otimizar os tratamentos”, afirma a médica geneticista Rayana Maia, diretora da SBGM.

Aconselhamento genético e políticas públicas

Para casais com histórico de doenças raras na família, o aconselhamento genético pode ser uma ferramenta essencial para avaliar riscos e planejar a prevenção. Especialistas também alertam para a necessidade de mais investimentos na rede pública, garantindo acesso igualitário ao diagnóstico e ao tratamento.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, fundada em 1986, atua na disseminação do conhecimento e na assessoria a órgãos governamentais para a formulação de políticas voltadas ao atendimento de pacientes com doenças genéticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock