Economia

Planos de saúde aumentarão quase 10% com autorização da ANS

O aumento autorizado pela Agência de Saúde Suplementar ultrapassa duas vezes o índice de inflação do último ano

Planos de saúde aumentaram quase 10% com autorização da ANS
Planos de saúde aumentaram quase 10% com autorização da ANS

Na manhã desta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou um acréscimo significativo de 9,63% nas taxas dos planos de saúde individuais e familiares. Essa decisão foi tomada e ratificada na última assembleia dos diretores da ANS. O novo valor será válido a partir do dia 1º de maio de 2023, com efeito retroativo, estendendo-se até 30 de abril de 2024.

🌐 Siga o Canal JF no Google Notícias

📳 Receba notícias no seu WhatsApp

Os ajustes serão refletidos nas mensalidades dos meses de maio e junho e serão cobrados, respectivamente, nos meses de julho e agosto, além do aumento já programado para esses períodos.

Importante ressaltar que este reajuste ultrapassa o dobro do índice inflacionário registrado nos últimos 12 meses no Brasil, que foi de 3,94% até maio, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O aumento é aplicável aos planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou aqueles que se adequaram à nova legislação (Lei nº 9.656/98).

Outro ponto a ser destacado é que a elevação no valor dos planos de saúde é aplicada pelas operadoras no aniversário de um ano do contrato do serviço. Importante notar que essa decisão não afeta os planos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *