Instalação de novos equipamentos reforça dúvidas sobre o verdadeiro objetivo das autoridades: segurança ou aumento da arrecadação?

A região de Juiz de Fora receberá 30 novos radares até 2026, totalizando 49 equipamentos. Segundo o Governo de Minas Gerais, a medida faz parte de um projeto estadual que prevê a instalação de 764 novos controladores de velocidade, passando de 536 para 1.300 dispositivos em todo o estado. O custo total dessa operação está estimado em R$ 313,2 milhões.

Embora a justificativa oficial seja a promoção da segurança viária, especialistas questionam se o objetivo principal não seria o aumento da arrecadação. A “indústria da multa” é uma crítica recorrente entre motoristas, especialmente em locais onde o número de acidentes não justifica tantos equipamentos.

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De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), os radares serão instalados em 19 municípios da região, sendo Pirapetinga a cidade com mais equipamentos, totalizando nove unidades. Juiz de Fora e Coronel Pacheco aparecem logo em seguida, com sete radares cada.

A previsão é de que os pontos exatos de instalação ainda passem por estudos técnicos. No entanto, o impacto financeiro dessas multas sobre a população já é uma preocupação. Muitos consideram que alternativas mais eficazes para a redução de acidentes, como campanhas de educação no trânsito e melhoria na sinalização, são frequentemente deixadas de lado em favor de soluções que geram receita.

Estudos apontam que radares podem reduzir a mortalidade nas vias, mas a efetividade dessa estratégia depende da transparência na escolha dos locais e da correta sinalização. Sem isso, os equipamentos correm o risco de se tornar meros instrumentos de arrecadação, distantes do objetivo de salvar vidas.

Os locais previstos para os novos são:

  • AMG-3085 (km 1) – Juiz de Fora
  • BR-393 (km 16,3) – Pirapetinga
  • BR-393 (km 16,7) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 17,4) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 18,5) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 37,1) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 37,9) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 40,8) – Pirapetinga 
  • BR-393 (km 41) – Pirapetinga 
  • MG-285 (km 0) – Palma 
  • MG-285 (km 0,1) – Palma 
  • MG-285 (km 6,25) – Palma 
  • MG-353 (km 164,4) – Rio Preto
  • MG-353 (km 166) – Rio Preto
  • MG-457 (km 36) – Santa Rita de Jacutinga
  • MG-457 (km 40) – Santa Rita de Jacutinga
  • MG-457 (km 42) – Santa Rita do Jacutinga
  • MG-126 (km 99) – Chiador
  • MGC-393 (km 21) – Volta Grande 
  • MGC-393 (km 35) – Volta Grande 
  • MGC-393 (km 45) – Além Paraíba
  • AMG-3070 (km 1) – Santana do Deserto
  • AMG-3075 (km 16) – Chiador
  • AMG-3085 (km 14,45) – Coronel Pacheco 
  • LMG-814 (km 0) – Liberdade 
  • LMG-814 (km 22) – Bocaina de Minas
  • LMG-815 (km 26) – Passa Vinte 
  • LMG-815 (km 30,5) – Passa Vinte 
  • LMG-866 (km 2) – Andrelândia
  • LMG-874 (km 34) – Simão Pereira

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