EducaçãoJuiz de Fora

Estudante mineira de 17 anos é destaque no ‘Global Student Prize 2024’

Prêmio reconhece jovens que transformam o mundo por meio da educação

Aos 17 anos, a estudante Millena Xavier, de Juiz de Fora, já possui uma trajetória impressionante. Além de acumular medalhas em olimpíadas científicas, ser aceita em uma universidade internacional e figurar na Forbes Under 30, ela agora é uma das 50 finalistas do Global Student Prize 2024, conhecido como o “Nobel Estudantil”.

Aluna do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Millena foi escolhida entre mais de 11 mil inscritos de 176 países diferentes.

Superando limites e impactando a comunidade

A paixão de Millena pelo conhecimento e pelo impacto social começou cedo. Durante uma cerimônia de premiação da Olimpíada de Astronomia, na escola onde sua mãe trabalhava, ela decidiu que queria fazer a diferença. Desde então, criou a Autinosis, uma ferramenta de triagem de autismo utilizando Inteligência Artificial.

Aos 14 anos, fundou a Prep Olimpíadas, ajudando mais de 100 mil estudantes. Este projeto inclui o Prep AI, um aplicativo que responde dúvidas e ensina matérias como história e matemática. Além disso, Millena oferece aulas gratuitas para crianças de comunidades carentes.

“Percebi a dificuldade dos meus amigos na Olimpíada Tubarão de Matemática e quis ajudar. Comecei a dar aulas gratuitas e, desde então, não parei mais”, conta Millena.

Planos para o futuro

Para Millena, o futuro reserva grandes planos. Ela almeja estudar em Stanford, criar sua própria empresa e ajudar jovens que desejam estudar no exterior através de uma fundação social. “Quero abrir portas para que outros jovens enxerguem oportunidades que antes eram invisíveis”, afirma.

Sobre o Global Student Prize

O Global Student Prize destaca estudantes que causam impacto significativo no aprendizado e na vida da comunidade. Aberto a alunos a partir de 16 anos matriculados em instituições acadêmicas ou programas de treinamento, o prêmio anual de US$ 100.000 será entregue ao estudante que mais se destacar.

Os 10 finalistas serão anunciados em setembro, e o vencedor será escolhido no final do ano pela Academia do Global Student Prize, formada por personalidades de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *