Sentença de 17 anos inclui pagamento milionário por danos morais coletivos

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (27), em Juiz de Fora, Marcelo Eberle Motta, conhecido como “Marcelo Mito”. Ele foi condenado pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. Além da pena, Motta deverá pagar parte dos R$ 30 milhões estipulados como indenização por danos morais coletivos.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Segundo a decisão do STF, Motta “cometeu crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada”. Ele estava em prisão domiciliar desde dezembro de 2023, mas foi detido em casa e encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora, onde permanece sob custódia.

A defesa de Motta afirmou, em nota, que respeita a decisão judicial, mas considera que a sentença não reflete a realidade dos fatos. Os advogados garantem que continuarão recorrendo para reverter a condenação.

Outros condenados na região

Motta não foi o único da Zona da Mata a receber sentença pelos atos do 8 de janeiro. O advogado Eduardo Antunes Barcelos, de Cataguases, e as juiz-foranas Joanita de Almeida e Jaqueline Freitas Gimenez também foram condenados. Todos receberam penas de até 17 anos de prisão, além de multas e indenizações.

Outro envolvido é o policial federal Marcelo Bormevet, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de envolvimento na tentativa de golpe de Estado. Seu caso será julgado pela 1ª Turma do STF, que também analisará a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 34 investigados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO