Estado possui 43 represas em alerta, e mais de 1,7 milhão de pessoas vivem sob ameaça

Minas Gerais enfrenta um cenário alarmante: 15 das 43 barragens em situação de alerta ou emergência no estado foram erguidas pelo método a montante — o mesmo que causou as tragédias de Brumadinho e Mariana. Esse tipo de estrutura é considerado o mais vulnerável por especialistas, já que a barragem é construída sobre o próprio rejeito da mineração, tornando-a instável, principalmente em períodos chuvosos.

As duas maiores catástrofes ambientais do Brasil, em 2015 e 2019, ocorreram justamente durante temporadas de chuva, quando a pressão da água intensificou a fragilidade das barragens a montante. Agora, 95,3 mil pessoas vivem próximas a essas 15 estruturas, que juntas acumulam impressionantes 384,2 milhões de metros cúbicos de rejeito.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Outros métodos de construção também apresentam riscos

Além das barragens a montante, Minas possui mais 28 represas em alerta ou emergência com diferentes métodos de construção. Entre elas, 19 foram feitas em etapa única, modelo que não permite ampliações e abriga 46,5 milhões de metros cúbicos de rejeito, ameaçando 156 mil pessoas.

Há também quatro barragens com alteamento a jusante — considerado mais seguro, mas ainda assim perigoso devido à natureza da mineração — que abrigam 87,8 milhões de metros cúbicos de rejeito e colocam 44 mil pessoas em risco.

Por fim, cinco barragens seguem o método de elevação por linha de centro, que mistura características dos outros dois tipos. Essas represas acumulam 6,7 milhões de metros cúbicos de rejeito e ameaçam cerca de 1,5 milhão de moradores nas proximidades.

A situação crítica das barragens em Minas Gerais reforça a urgência de medidas mais rígidas de fiscalização e modernização das estruturas para evitar que novas tragédias se repitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO