Ação conjunta apreende embarcação, redes irregulares e mais de 18 kg de peixes capturados de forma criminosa
Uma operação de combate à pesca ilegal resultou na apreensão de uma embarcação, redes proibidas e mais de 18 quilos de peixes nativos no rio Muriaé, na Zona da Mata Mineira. O responsável pela prática foi identificado e recebeu uma multa de R$ 40 mil, aplicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Fiscalização intercepta redes irregulares e impede crime ambiental em Muriaé
A ação, batizada de Operação Rede do Mal, ocorreu nesta quinta-feira (31) e foi coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Militar do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. O trabalho de fiscalização aconteceu na estrada que liga Muriaé ao distrito de Ivaí, região onde o uso de redes de emalhar é proibido.
No local, os agentes apreenderam 12 redes de nylon, com um total de 276 metros quadrados de malha, além de 18,3 kg de peixes nativos, como cascudos, acarás e bocarras. Também foram recolhidos um barco de madeira e um motor de rabeta Buffalo, utilizados para a atividade clandestina.
Suspeito fugiu, mas foi identificado e deverá responder por crime ambiental
O responsável pela pesca irregular tentou fugir no momento da abordagem, mas acabou identificado pelos militares. Ele deverá responder por crimes ambientais e pode enfrentar outras penalidades previstas em lei.
As autoridades ressaltaram que operações desse tipo continuarão a ser realizadas com frequência, como forma de proteger os recursos naturais da região. Além disso, a população é incentivada a denunciar práticas ilegais que ameacem o meio ambiente.