Mundo

Deslizamento de terra devasta aldeias e deixa centenas de mortos em Papua-Nova Guiné

Equipes de resgate enfrentam desafios para atingir áreas isoladas na província de Enga

Um gigantesco deslizamento de terra devastou aldeias remotas em Papua-Nova Guiné, resultando em centenas de mortos. As equipes de emergência estão empenhadas em alcançar todas as áreas atingidas na província de Enga.

Conforme informado pela agência humanitária Care Australia, uma equipe de resposta rápida, composta por médicos e militares, já chegou ao local. No entanto, a difícil topografia e os estragos nas principais vias estão dificultando significativamente os esforços de resgate.

A principal rodovia de acesso à região está bloqueada, tornando a área acessível apenas por helicóptero.

Por volta das 03h da manhã locais de sexta-feira, 24 (14h de quinta-feira, 23, no horário de Brasília), o deslizamento de terra soterrou centenas de casas em Enga.

Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas estão presas sob os escombros. A Care Australia informou que 60 casas foram destruídas e que “todos os membros dessas famílias permanecem desaparecidos”.

A área atingida é lar de quase 4.000 pessoas. A organização alertou que o número de afetados “provavelmente será maior” devido ao deslocamento de pessoas que fogem de conflitos nas áreas vizinhas.

Além disso, a instituição destacou que outras aldeias podem estar em risco “se o deslizamento continuar a descer a montanha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *