Após pressão de pequenos produtores, governo revoga exigência de validade impressa em ovos

O Ministério da Agricultura e Pecuária revogou a Portaria nº 1.179, que determinava a impressão da data de validade diretamente na casca dos ovos vendidos sem embalagem primária. A medida, que visava garantir mais transparência e segurança alimentar ao consumidor, gerou forte resistência entre pequenos produtores rurais.

Produtores argumentaram que a exigência encareceria a produção, favorecendo grandes empresas que já possuem estrutura para implementar a tecnologia de impressão. Sandro Fusca, produtor rural, criticou a norma: “Só as grandes empresas conseguem se adequar. Isso pode acabar com as pequenas granjas.”

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

A polêmica cresceu com a recente entrada da JBS no setor, que em janeiro adquiriu 50% das ações da Mantiqueira Alimentos, uma das maiores produtoras de ovos do país. Para muitos, a exigência poderia beneficiar grandes corporações em detrimento dos pequenos produtores.

Diante da pressão do setor e de parlamentares, o governo optou por revogar a portaria antes de sua entrada em vigor, que estava prevista para 5 de março. A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União em 28 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock