Tecnologias que marcaram época viraram apenas lembrança para quem nasceu depois dos anos 2000

Durante a década de 1990, diversos objetos e tecnologias faziam parte da rotina de crianças, adolescentes e adultos. Contudo, com o avanço da internet e a chegada dos smartphones, muitos desses itens desapareceram do dia a dia e hoje são conhecidos apenas por imagens antigas ou vídeos na internet.

Entre os exemplos mais emblemáticos está o mimeógrafo, um equipamento utilizado em escolas para reproduzir provas e atividades com cheiro forte de álcool e tinta. Outra relíquia que caiu no esquecimento é o vídeo cassete, essencial para assistir filmes e desenhos alugados nas saudosas videolocadoras.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Do Walkman ao disquete: a era analógica que os jovens não viveram

Ainda nos anos 90, era comum ouvir músicas em um Walkman, que funcionava com fitas cassete e exigia o uso de pilhas. Os arquivos digitais ainda eram um sonho distante e as informações eram salvas em disquetes, com capacidade de pouco mais de 1 MB.

Além disso, muita gente sonhava em ter uma agenda eletrônica, um dispositivo que funcionava como caderno digital e organizador pessoal. Hoje, essas funções foram incorporadas aos celulares, que substituíram até mesmo os antigos telefones com fio, presentes em todas as casas.

Também ficaram para trás os pagers, usados para receber mensagens curtas, geralmente em ambientes profissionais, e os rádios relógio, que despertavam ao som das estações AM/FM.

Brinquedos, jogos e hábitos que se perderam no tempo

Nos anos 90, os videogames funcionavam com cartuchos, como os do Super Nintendo e Mega Drive. Muitos jovens também se divertiam com brinquedos como tamagotchi, bichinhos virtuais que exigiam atenção diária. Hoje, esses jogos foram substituídos por aplicativos em celulares.

Outro costume que desapareceu foi o de revelar fotos em lojas especializadas. Fotografar envolvia rolos de filme e uma espera de dias para ver o resultado. Os jovens de hoje, acostumados com câmeras digitais e redes sociais, nunca viveram essa ansiedade.

Itens como enciclopédias impressas, mapas de papel, CD players e fitas VHS completam essa lista de objetos que marcaram época, mas que sumiram com a chegada da tecnologia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *