Estudo revela que dinheiro que sobra após gastos essenciais é cada vez menor, piorando a situação financeira das famílias

A renda que sobra para o brasileiro depois de pagar contas básicas, como moradia, alimentação e transporte, está encolhendo. Um estudo da Tendências Consultoria, liderado pela economista Isabela Tavares, revelou que o percentual de renda livre caiu de 42,45% em dezembro de 2023 para 41,87% no mesmo período de 2024.

Poder de compra em queda constante

Em uma década, a diferença é ainda mais expressiva: em 2013, as famílias brasileiras contavam com 45,5% de sua renda após os gastos essenciais. A perda gradual do poder de compra se intensificou durante a pandemia de Covid-19, quando o percentual chegou a 40,39%. Após uma recuperação em 2022 e 2023, os números voltaram a cair em 2024.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

A pesquisa também indica que, em 2025, houve uma leve melhora em relação aos meses anteriores. Contudo, na comparação anual, o orçamento das famílias continua apertado, refletindo uma situação financeira que ainda preocupa, segundo a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO