Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos define o teto de reajuste, mas aumento não é imediato e pode variar conforme o mercado.

O preço dos medicamentos pode sofrer reajuste a partir desta segunda-feira (31), com uma alta estimada em até 5,06%. A projeção é do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), com base nos critérios estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A definição oficial do índice de reajuste deve ser anunciada pela CMED na próxima semana. O percentual autorizado funcionará como um teto para a indústria farmacêutica, que não poderá ultrapassá-lo ao aplicar os aumentos.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Reajuste pode ficar abaixo do limite

Apesar do teto de 5,06%, a expectativa do setor é que a alta real dos preços dos remédios seja menor. O Sindusfarma prevê um aumento médio de 3,48%, podendo ser o menor reajuste desde 2018. Isso ocorre porque o acréscimo nos valores depende de diversos fatores, e não é automático.

Os preços dos medicamentos no Brasil são regulados pela CMED, que é composta por representantes de diferentes ministérios e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Anualmente, a câmara estabelece o teto de reajuste com base em critérios como a inflação e os custos de produção. O aumento só pode ser aplicado após a publicação da medida no Diário Oficial da União (DOU).

A Anvisa ressalta que o reajuste anual busca equilibrar os interesses dos consumidores e da indústria. De um lado, impede aumentos abusivos; de outro, permite que o setor compense perdas geradas pela inflação e pelos custos operacionais, garantindo a continuidade do fornecimento de medicamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock