Justiça reafirma imunidade parlamentar em caso de queixa-crime por injúria e difamação

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o processo envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a deputada federal Erika Hilton. A queixa-crime apresentada por Michelle contra Erika, acusando-a de injúria e difamação, foi arquivada após a Primeira Turma da Corte negar um recurso da ex-primeira-dama.

O processo teve início após declarações feitas por Erika Hilton em suas redes sociais, em março deste ano. Na ocasião, Michelle havia recebido o título de cidadã honorária da cidade de São Paulo, em cerimônia conduzida pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Erika, por sua vez, publicou uma mensagem crítica, afirmando: “Não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Queixa-crime no STF

Michelle Bolsonaro entrou com uma queixa-crime no STF, argumentando que as declarações configuravam injúria e difamação. No entanto, o ministro Luiz Fux, relator do caso, rejeitou a queixa ao considerar que as declarações da parlamentar estavam protegidas pela imunidade parlamentar, um direito garantido pela Constituição Federal.

No início de dezembro, a Primeira Turma do STF negou o agravo apresentado por Michelle, que buscava reverter a decisão inicial. Com isso, o processo transitou em julgado e foi arquivado.

A imunidade parlamentar, reiterada pelo STF nesse caso, garante aos parlamentares liberdade para manifestações no exercício do mandato, mesmo que essas declarações sejam consideradas ofensivas por terceiros. Essa prerrogativa busca assegurar a independência e o pleno exercício das funções legislativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock