Pontífice fez gesto de despedida e agradeceu por reencontro com fiéis antes de entrar em coma
O Vaticano revelou nesta terça-feira (22) detalhes emocionantes sobre os momentos finais do papa Francisco, que faleceu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos. Segundo o relato oficial, o pontífice teve um dia tranquilo, participou da celebração de Páscoa na praça São Pedro e jantou normalmente horas antes de morrer.
Francisco entrou em coma pouco depois de se despedir do assistente pessoal
De acordo com o Vaticano, por volta das 5h30 no horário de Brasília, o papa começou a apresentar sintomas relacionados ao acidente vascular cerebral e à insuficiência cardíaca, causas que provocaram sua morte. No entanto, os representantes da Santa Sé asseguram que Francisco não sentiu dor. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem sofrimento prolongado”, informou o comunicado.
Pouco antes de entrar em coma, ele teria apertado a mão do enfermeiro e assistente pessoal Massimiliano Strappetti e feito um gesto com a mão, como se dissesse “tchau”. O gesto, simples e silencioso, representou uma despedida serena para aquele que sempre manteve discrição sobre sua saúde.
Últimas palavras foram de gratidão após celebração pascal
O papa Francisco ainda teria demonstrado lucidez ao agradecer a Strappetti por tê-lo levado até a praça, onde pôde encontrar os fiéis em uma breve volta no papamóvel, ao fim da tradicional bênção Urbi et Orbi. Suas últimas palavras teriam sido: “Obrigado por me trazer de volta à praça.”
Minutos depois da despedida silenciosa, o pontífice entrou em coma. A morte foi confirmada às 2h35, no horário de Brasília, correspondente às 7h35 no horário local.