Unidade móvel estará em pontos centrais da cidade para facilitar o acesso da população às vacinas e ampliar a cobertura imunizatória

Em agosto, Juiz de Fora contará com a presença do Vacimóvel em quatro praças da cidade, como parte de uma ação que busca facilitar o acesso da população às vacinas e ampliar a cobertura vacinal. A iniciativa, que chega ao seu segundo mês, é organizada pela Secretaria de Saúde e ocorrerá sempre às quartas-feiras, das 9h às 16h.

As praças que receberão a unidade móvel adaptada são: Praça da Estação (06/08), Largo do Riachuelo (13/08), Praça Poeta Daltemar Lima (20/08) e Praça CEU, no bairro Benfica (27/08).

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Vacinas contra gripe, Covid-19, tríplice viral e febre amarela serão aplicadas gratuitamente

Durante as ações, estarão disponíveis imunizantes contra influenza (gripe), Covid-19, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela. Em julho, mais de 2 mil doses foram aplicadas nas edições anteriores, segundo a Secretaria de Saúde.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, o cartão de vacinação. Esses documentos auxiliam a equipe a verificar quais doses estão pendentes para cada pessoa.

Além do Vacimóvel, as vacinas seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h.

Saiba quem deve se vacinar e quais documentos levar para garantir a imunização

O público-alvo da vacina contra influenza inclui todas as pessoas acima de seis meses de idade. Já para a vacina da Covid-19, a aplicação é direcionada a crianças menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e grupos especiais, como pessoas com comorbidades ou deficiência.

Grávidas devem apresentar o cartão de pré-natal, puérperas a certidão de nascimento da criança, e pessoas com comorbidades ou deficiência precisam de laudo ou atestado médico com data inferior a 12 meses.

A vacina tríplice viral é indicada para crianças a partir de 12 meses e adultos até 59 anos que não tenham recebido as duas doses necessárias. Já a vacina contra febre amarela é voltada para pessoas de 9 meses a 59 anos, com obrigatoriedade de comprovante em casos de viagens ou para trabalhadores em áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *