Urina escassa e escura é um sinal de alerta

A desidratação é um risco crescente durante períodos de calor extremo, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Embora, para adultos saudáveis, o problema seja muitas vezes considerado “clinicamente pouco relevante”, especialistas alertam que os sinais de desidratação podem passar despercebidos em quem está nestes dois extremos da faixa etária.

Para adultos saudáveis, o corpo envia sinais claros de desidratação, como a sensação de sede. Quando a ingestão de líquidos é insuficiente, a urina tende a ficar mais escura e escassa, o que serve como um “termômetro” para identificar a necessidade de hidratação. Esse quadro é geralmente resolvido com o aumento da ingestão de líquidos, como água.

Notícias no WhatsApp
🔔 Receba notícias diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui!

Crianças e idosos

No entanto, o cenário muda quando se trata de crianças, especialmente bebês, que não têm a capacidade de pedir água ou expressar sua necessidade de hidratação. Em bebês e crianças pequenas, a desidratação pode se agravar rapidamente, levando a quadros mais graves. Já nos idosos, a situação é ainda mais preocupante. As mudanças no sistema nervoso, comuns com o envelhecimento, fazem com que a sensação de sede seja atenuada, dificultando a percepção da necessidade de líquidos. Isso pode resultar em uma desidratação silenciosa, que se manifesta de maneira mais tardia.

Além disso, especialistas alertam que a desidratação nos idosos pode ser mais difícil de diagnosticar, uma vez que seus sintomas não aparecem com a mesma intensidade ou rapidez que nos adultos mais jovens. A diminuição do volume urinário e a cor escura da urina são os primeiros sinais a serem observados, e a orientação médica é essencial para evitar complicações e salvar vidas.

Fique sempre atendo aos seguintes sinais e, sempre que precisar, procure ajuda médica.

  • quantidade de urina reduzida
  • baixo fluxo urinário
  • cor escura da urina 

Fontes:

  • Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock